“Insanidade”

8240161F-48F1-4AF2-92B1-4375BA85D421

#Insanidade – Contos insanos de Santa Dimpna, por Flávia Sousa @centralizandoideias

No campo da psicologia, a insanidade mental é definida por um estado de fragilidade e confusão mental. A insanidade da mente humana pode ser consequência de uma psicose e se manifestar através de paranóia, depressão, melancolia, etc..

A insanidade mental pode ser permanente (alguém que sempre teve um transtorno psicológico) ou temporária (que é fruto de algum acontecimento traumático e ocorre durante um intervalo de tempo limitado). Na antologia “Insanidade” organizada pela Dark Queen Soraya Abuchaim as traições da mente são abordadas em diversos viés e de formas deveras perturbadoras. 

No prefácio, escrito de forma brilhante pelo autor César Bravo, já é notável o tipo de narrativa que está por vir: pesada, com cenas gráficas de retorcer o estômago, momentos que geram revolta, entre outras sensações que podem causar desconforto no leitor, o que para uma literatura de horror é incrível.

Em todos os 20 contos contidos na obra se passam na década de 50, e tem como cenário principal, o Sanatório Santa Dimpna. A experiência de leitura que essa obra me deu foi surreal, parecia que eu estava dentro do sanatório, visualizando e vivendo cada conto contado em “Insanidade”. 

Foi formidável ler cada história, de como elas conversam entre si mesmo abordando personagens e vivências diferentes. Essa é uma das antologias que não dá para escolher um conto predileto, pois cada história tem sua particularidade e sem pretensões, acabam sendo essenciais, umas para as outras. 

 

Temas como experiências com cobaias, lobotomia, entre outras práticas questionáveis e muito comuns na realidade dos manicômios brasileiros dessa época, são abordadas sem censura e levantam um questionamento se realmente todos os personagens eram privados de suas faculdades mentais. 

Soraya Abuchaim formou um time de ótimos escritores para dar corpo a essa antologia. As narrativas são de uma qualidade ímpar e o talento de cada autor participante da antologia é algo notável devido a coesão e coerência inseridas de forma impecável em cada conto.

A antologia “Insanidade” é uma ótima opção de leitura para quem curte histórias impactantes e que causam arrepios.

Anúncios

Deixe uma resposta