“Sonhos e fantasias” – antologia

CBCF29C4-6970-41B5-9306-CAD45F495544.jpeg

Sonhos e Fantasias

Antologia organizada por Shirley Couto e Marcos Amaro

Editora Skull

137 páginas

Nota 4,5 / 5

por Bianca @unicorn_books

 

Sinopse

 

O menino sonha que será jogador de futebol, sem antes saber que para isso muito ainda terá de aprender. A menina quer ser bailarina, em sua mente, o mundo de beleza e dança a envolve. Nos sonhos de todos os jovens, mundo incríveis são criados, às vezes uma fuga do mundo real, outras o único mundo que conhecem. Desvende este mundo ou embarque neste sonho, seja você a criança ou um espectador deste incrível espetáculo.

 

Resenha

 

Essa antologia é composta por treze contos, mas pra não ficar enorme, eu vou falar dos que eu mais gostei

 

“O Salgueiro que conhecia o futuro”, escrito por Rodrigo Ortiz Vinholo, conta a história de um garotinho que ia ao parque brincar e sua mãe lhe mostra um Salgueiro Chorão e o deixa brincando ali perto, até que o menino descobre que o salgueiro fala e ainda por cima tem o poder de prever o futuro! Esse conto, traz uma reflexão incrível, eu adorei!

 

“Quais os frutos da Esquerda”, escrito por Ella Oliveira, conta a história de um menino que ama maçãs e estava andando pela floresta até que encontra um senhor que diz pra ele não ir pelo caminho que ele tava indo, o estranho é que ele encontra esse senhor mais umas 3 vezes! O que será que isso significa?

 

“Além das estrelas”, escrito por Fernanda Azevedo de Morais, conta a história de uma menina que mora com a vó porque os pais dela se mudaram para as estrelas, a grande vontade dela é ir visitar os pais, até que ela vê uma estrela cadente e faz o pedido pra ir ver os pais lá nas estrelas. Eu chorei nesse conto.

 

“Asas da Imaginação” escrito por Meg Mendes, conta que a mãe da Lúcia vai pra floresta buscar temperos para cozinhar e enquanto a mãe não volta, a menina fica lendo. Mas a mãe dela não voltou e já tá escuro, Lúcia, toda preocupada, vai atrás da mãe na perigosa floresta cheia de Ogros famintos!

 

“Sonho Possível” escrito por Renata Maggessi, conta a história da Fabi, uma menina gordinha que colocou na cabeça que queria ser modelo, mas passa por N dificuldades por não se encaixar nos padrões. Será que ela vai se tornar uma modelo?

 

“Lívia e a Ninfa do Lago” escrito por Arielson Aposan, conta a história da Lívia, uma menina apaixonada por histórias e que não quer deixar o pai ir dormir enquanto ele não terminar a história. Mas o pai está cansado e deixa o fim da história pra outro dia, a menina faz birra; O livro dela começa a brilhar e a, literalmente chamar ela pra dentro dele. O que vai acontecer?

 

“Pedra Galáctica”, escrito pelo Gustavo Lopes conta a história de dois garotinhos que foram adotados pelo dono do lixão e os meninos passam as horas procurando coisas legais porque o mais novo quer fazer um museu com as preciosidades encontradas no lixo. Chorei nesse conto também.

 

“No Mundo de Nefahast”, escrito pela Márcia Pavanello Pires, conta a história do jefferson, um menino que vive na época da revolução industrial. Um dia, depois de muito trabalhar, o menino é acordado por um unicórnio que diz que ele é uma Alma Branca e precisa salvar o mundo de Nefahast da destruição. AÍ MEU DEUS!

 

A antologia conta também com escritos de Vivian Portalli, Raquel Machado, outro conto da Ella Oliveira, Lorhan Rocha e da Ketely Temper Almela.

 

Opinião

 

Como que pode um livro tão curtinho e rapidinho ter tanto significado e mexer tanto comigo né?!

 

Eu li ele super rapidinho, em questão de 2 horas eu já tinha acabado. Eu gosto de antologias por causa disso, cada conto tem suas características e isso faz ser lindo!

 

Eu ainda não tinha lido uma antologia que fosse sobre fantasia e me atrevo a dizer que a experiência foi ótima.

 

A leitura foi extremamente prazerosa, a escolha dos contos foi maravilhosa, todos eles retratam muito bem o que a Skull quis passar com essa antologia, de manter os sonhos sempre vivos e de acreditar na sua imaginação. Foi realmente uma ótima experiência de leitura, adorei!!!

 

WhatsApp Image 2019-03-03 at 13.30.08.jpeg

Deixe uma resposta