Marcos DeBrito, o “terror” nacional

0F6F9886-6ADB-4545-85A6-0B4A053538A4.jpeg

Por Tatiana Mesquita

Na semana passada o blog “Mamãe Tá Lendo” teve uma conversa deliciosa com o diretor, roteirista e escritor Marcos DeBrito, falamos de sua trajetória no cinema e literatura, suas inspirações e como é estar inserido no mundo do terror no Brasil.

DeBrito iniciou sua carreira como diretor de cinema já ganhando prêmios ainda quando estudante. Depois disso, lançou alguns filmes e ingressou no mundo da literatura.

No ano de 2012, DeBrito lançou, pela editora Rocco, o livro “À Sombra da Lua”, história que se passa no vilarejo de Vila Socorro que é visitado nas noites de lua cheia por uma criatura maligna noturna. Trazendo pitadas europeias à lenda da licantropia e a inserindo em uma ambientação nacional, DeBrito consegue apresentar um livro fascinante, com uma narrativa refinada, no melhor do gênero.

Seu longa-metragem, “O Condado Macabro”, estreou nas salas de cinema em 2015 e o sucesso foi imediato. Concomitante ao filme, o livro homônimo também foi lançado, ganhando projeção no segmento de terror literário nacional.

Depois do sucesso dos livros, e participações importantes em festivais de cinema nacionais e internacionais, o autor trouxe uma releitura do nascimento de lendas folclóricas brasileiras de uma maneira singular.

Em o “Escravo de Capela”, da editora Faro, em uma edição muito bem elaborada, o período escravocrata nos é descrito com crueldade de detalhes, criando um cenário favorável ao aparecimento de lendas e o terror folclórico cria vida.

Em 2018, a editora Faro lança “A Casa dos Pesadelos”. Com uma pegada mais direta, ambientação nos dias de hoje e com uma narrativa mais fluída, o livro é um deleite para os leitores do gênero. Com uma edição impecável, o livro traz toda a angústia do protagonista para as suas páginas, com ilustrações e cores diferenciadas, situando o leitor no tempo/história.

Marcos DeBrito, tem uma capacidade de escrever terror de uma maneira única e com muita propriedade no tema. Apresenta uma escrita flexível e dinâmica e uma capacidade cinematográfica criativa e técnica, o que deixa seus seguidores ávidos pelo seu próximo livro e filme.

Já aguardamos ansiosos seu próximo lançamento. Vocês podem conferir na íntegra como foi a live:

 Vocês já tiveram a oportunidade de ver a resenha de “A Casa dos Pesadelos” no #momento Mamãe tá lendo no face e instagram do Novo Contexto. E amanhã no blog www.mamaetalendo.com e instagram, vocês podem acompanhar a resenha do livro “À sombra da lua”.

Deixe uma resposta