“Um banquete para Hitler” – V.S. Alexander

8E437840-717A-44CC-932D-6BC9D6EFAE23

Título: Um Banquete Para Hitler – A Morte Está Servida

Autor: V. S. Alexander

Editora: Gutenberg

Páginas: 304

Ano: 2018

*Cortesia da editora

669D6F65-33D7-4776-8DA9-C2227D3DFA6F

Um Banquete Para Hitler é uma obra de ficção inspirada em fatos reais sobre a segunda guerra mundial. A ideia para o livro veio de uma história da Associated Press, datada em 26 de abril de 2013. 

Cenas de Magda Ritter foram baseadas nos relatos de Margot Woelk, uma alemã que revelou ter trabalhado como uma das provadoras de Hitler durante a segunda guerra mundial. Apesar de ser inspirado  na história de Margot não se trata de uma biografia. 

“É Hitler era tão paranóico que os britânicos iriam envenená-lo que tinha 15 meninas para provar sua comida antes que ele a comesse.” – Margot Woelk em entrevista cedida em Berlim no ano de 2013.

“A comida era deliciosa, apenas os melhores legumes, aspargos, pimentão, tudo o que você possa imaginar. E sempre servidos com uma porção de arroz ou macarrão”, lembrou. “Mas havia esse medo constante – sabíamos a respeito de todos esses rumores de envenenamento e nunca conseguíamos desfrutar da comida. Dia após dia, temíamos que fosse ser nossa última refeição.”

Quanto a parte histórica. Olha o autor está de parabéns. Tenho costume de ler livros com dados históricos procurando as veracidades nos sites de pesquisa, e realmente, mesmo com variações dos relatos e linha do tempo, o livro está bem fiel.

Outro ponto a destacar é o dilema do povo alemão durante a guerra, “nem todos eram nazistas”… todos os lados sofreram demais. 

Esses horrores não podem ser esquecidos, já li muitos livros com essa temática: Auschwitz, Ravensbrück, Terezín, pós guerra, lado polonês, lado alemão, lado judeu… enfim, esse horrores não devem ser esquecidos para que não sejam repetidos. 

Enquanto pondero sobre o que aconteceu comigo quando me aproximo do final da minha vida, agradeço pelo que aprendi. Quero compartilhar meu conhecimento com os outros. O que aconteceu na Alemanha naqueles anos terríveis nunca deve acontecer novamente” – Margot. 

E sim é chocante, me emociona e me arrepia. E se parar pra pensar, é muito recente. Que sirva como ensinamento e história para as gerações futuras, que não se cometa os mesmos erros e atrocidades. Eu ainda acredito num futuro melhor. Acredito na humanidade. 

E termino esse livro e resenha com esse sentimento:

Você pode dizer

Que sou um sonhador

Mas não sou o único

Tenho a esperança de que um dia

Você se juntará a nós

E o mundo viverá como um só” – imagine/ John Lennon

 

Resenha by Bianca Brandao

04431F47-0179-42CA-BA7F-C40E3D8BBC9D.jpeg

Sinopse

“Eu, Magda Ritter, conheci Hitler.

Eu era uma das quinze mulheres que provavam sua comida, pois o Fürher era obcecado com a possibilidade de ser envenenado pelos Aliados ou por traidores dentro de seu círculo pessoal.

Ninguém, exceto meu marido, sabe o que eu fiz.

Nunca falei sobre isso. Eu não podia falar… Mas os segredos que guardei por tantos anos precisam ser revelados.

Às vezes, a verdade me oprime e me apavora. É como uma queda sem fim em um poço fundo e escuro. Mas, ao escrever minha história, descobri muito sobre mim mesma e sobre a humanidade. E também sobre a crueldade dos homens que fazem leis para se adequarem aos seus próprios interesses.

Eu conheci Hitler… E minha história precisa ser contada.”

Unindo a história e a ficção, Um banquete para Hitler mostra os extremos de privilégio e opressão sob a ditadura do Führer, expondo os dilemas morais da guerra em uma história emocionante, cheia de atos de extraordinária coragem em busca de segurança, liberdade e, finalmente, vingança.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s