“A forma da água” – Guillermo Del Toro e Daniel Kraus

1BE08230-B022-4410-A4C2-75773BFD90C8

Que livro fabuloso! Que conto de fadas! Que ficção! Tem ação, suspense, romance, drama, lágrimas: água e sal… e uma criatura anfíbia, meio peixe, meio homem.

#AFormaDaÁgua. Uma ode ao belo, ao feio, ao sujo, ao cristalino, ao que há de mais puro em nós, e ao que existe de terrível nos humanos.

“Por 2 bilhões de anos, o mundo conheceu a paz. Foi apenas com a invenção do gênero _ especificamente machos, esses abanadores de cauda, chocadores de chifres e batedores de peito _ que o planeta começou seu declínio na direção da autoextinção.”

Uma ode ao amor, à empatia, à inclusão. Que obra prima!

Elisa Esposito é muda, pobre e sozinha no mundo. Estamos em 1962, o mundo é dos homens e ela é só uma servente sobrevivendo ao dia a dia com dureza e resignação. Espartana nas emoções, a única coisa que a alegra são seus sapatos e os musicais, seu projeto de escapismo. Até que conhece o amor por uma criatura que não é de seu mundo, mas que a conecta à sensações nunca sentidas. Incrível o desenrolar da trama.

Os personagens são críveis, complexos e interessantíssimos. A narrativa do livro é bruta, rápida, sagaz, mas de uma delicadeza e profundidade ímpares.

711E950C-550F-43A9-A28E-D6C394082B12
Guillermo Del Toro cineasta, roteirista e produtor mexicano

Inesquecível e arrebatador! Ganhou o Oscar de melhor filme e se existe um Oscar de melhor livro esse ano, pra mim é deles: #GuillermoDelToro e #DanielKraus. Livro e filmes escritos ao mesmo tempo. 2 mentes brilhantes e corações em comunhão escrevendo essa história linda.

8875F58D-AC44-4CE4-B2FD-FADC8B32F5FC
Daniel Kraus

Del Toro adora cinema desde a adolescência e já teve alguns sucessos como Hellboy e Labirinto do fauno. Mora em Los Angeles e tem duas filhas. Daniel é escritor e ganhador de prêmios literários. Mora em Chicago com sua esposa.

Resenha de Sylvia Tavares.

 

 

Deixe uma resposta