“Trilogia ” – Jojo Moyes

 

43735B6D-9334-4F7D-8691-23430912DA1E

Terminei a trilogia hoje de #Comoeueraantesdevoce, #Depoisdevoce finalizando com #Aindasoueu.

Dia 08 de março, dia internacional da mulher e dedico minha homenagem não à minha mãe, nem à minha tia, ou à minha primeira professora, nem à minha melhor amiga ou ainda à minha filha (embora todas mereçam). Dedico à você #Jojo Moyes, autora de vários livros resenhados aqui e em outros blogs literários. Alguns deles por sinal não fizeram a cabeça do #mamaetalendo, alguns até sendo abandonados no meio da leitura. Mas Jojo, com uma trilogia dessa, você pode! Você pode tudo mulher!

Como eu era antes de você é aquilo que quase todos já conhecem, até quem não leu já deve ter visto o filme, uma fofura, embora agridoce. Uma história deliciosa que flui por um rio de comédia, romance, drama mas que no final te deixa imerso em tristeza. Mas ainda assim acreditando, com fé (afinal ela não pode falhar né?).

O que te liga a Depois de você, segundo livro, que depois da retumbante estreia de Como eu era, acaba decepcionando muitos leitores, levando-os a perder a tal da fé.

Mas Louisa Clark, a personagem principal em toda essa jornada, mostra em Ainda sou eu, que ela ainda é tudo aquilo do primeiro livro e muito mais! Lou cresceu, amadureceu e virou essa mulher incrível. Que empatia! Que criatura sensacional, autêntica e apaixonante. (#LouisaClarkRocks). Se no 2º livro ela vai ao fundo do poço, no 3º, ela emerge como fênix das cinzas em pleno resplendor, numa descoberta de si mesma, comovente e inspiradora.

Chorei de tristeza chegando ao fim, já de saudade das boas risadas e aprendizados com Lou como se ela fosse aquela amiga favorita de tardes de cafezinho que você tem que se separar e dizer adeus.

Então Jojo, só tenho a te agradecer por essa “amiga literária “ que sempre estará no meu coração e na minha memória, e esses livros, que juntos, são alguns dos melhores que li até hoje. Te dedico a #SemanaInternacionaldaMulhercomJojo!

Pequeno resumo: Atenção spoiler

Louisa Clark começa sua história numa pequena cidadezinha da Inglaterra onde trabalha como cuidadora de um tetraplégico. Num cenário improvável, as voltas com todo o rancor do jovem William Traynor, surge um romance lindo e emocionante que termina naquele mar de tristeza que citei acima.

O 2º livro Lou ainda sofre muito em função desse amor impossível, colocando sua sanidade mental e física em risco. Perdida e sem objetivos na vida, ela vai catando os cacos aos poucos, com o apoio de sua família ainda mais deliciosa neste volume (por sinal sua mãe cresce bastante nessa história rendendo cenas hilárias), uma promessa de um novo amor e aparecimento de um novo integrante da família do jovem Traynor que bagunça sua vida mais do que bagunçada. Inclusive, Will permeia toda a vida de Lou como um farol, guiando sua existência de forma doce e emocionante.

E a revolução começa de fato no fim do 2º pro 3º, onde Lou vai pra Nova York e muda de vida completamente. Com uma retidão de caráter impressionante, passa por poucas e boas, sendo até acusada de roubo pela família que a contrata como assistente. Sozinha, desempregada, sem teto, sem namorado, Louisa não perde a fé e pega a grande metrópole pelos chifres, a domando e virando uma cidadã nova iorquina sem no entanto perder o charme inglês de garota do interior. Reconstrói sua vida, faz amigos incríveis, entre eles a sra. Margot De Witt, uma peça incomparável, e ainda encontra uma cópia charmosíssima de Will. Um fim emocionado, sensacional, digno realmente de Sintonia de Amor e Tarde Demais para esquecer, duas belíssimas obras primas.

 

7FF06D60-D9B1-4750-88BE-4A4989EE9636.jpeg

Outras resenhas da trilogia de Jojo Moyes feitas pelo Mamãe tá lendo:

“Ainda sou eu” – Jojo Moyes

“Como eu era antes de você”, Jojo Moyes

Resenha de Sylvia Tavares

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s