“Extraordinário” – R.J.Palacio

041D6ACC-EF05-4860-8828-FF10D029193E

“Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida…” e todas, deveriam ler esse livro pelo menos uma vez na vida também. Que livro delicioso, que mensagem linda sobre gentileza, que delicadeza para tratar um tema super complicado: bullying.

Auggie Pullman é uma criança bem resolvida, apesar de toda a sua deformidade facial, e de todas as 27 cirurgias que passou ao longo de 10 anos de vida. Mais bem resolvida que muita criança que não tem um décimo do seu problema, e isso porque ele teve o fundamental: o amor e apoio incondicionais da família durante todo o processo.

Ao mesmo tempo, carrega uma tristeza e uma conformidade maduras demais pra sua idade, e o que poderia vir carregado de rancor e vitimismo, vem cheio de ternura, e culmina no adorável Auggie encarando da melhor forma possível um mundo que não consegue encará-lo de volta.

O livro é narrado de pontos de vista de vários personagens, enriquecendo ainda mais o mundo à volta de August Pullman.

Para a autora R.J.Palacio, a ideia começou a surgir numa sorveteria onde seus dois filhos não haviam reagido bem à presença de uma menina com deformidade facial. Então, ela começou a refletir como seria a vida da garotinha e sua família e desse ponto em diante, o resto é história.

Preocupada também com o preconceito que essas crianças sofrem, se engajou e criou uma campanha anti-bullying chamada choosekind, onde em pareceria com escolas, ensina a gentileza e a aceitação. Alguns educadores já encaram o livro como leitura obrigatória nas escolas norte americanas.

Transformado em filme ainda no ano passado, é um estrondoso sucesso de bilheteria com Júlia Roberts e Owen Wilson.

Sensível e com uma leitura bem fluida e rápida, Extraordinário é desses que vão nos marcar pra sempre. Super recomendo e indico. É um bálsamo para nossas vidas, hoje tão cheias de notícias e acontecimentos ruins.

5DD5DB67-1744-4A85-95B5-50E6F9977492

#sinopse

August Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade…até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular em Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

001DB4FD-5171-4466-AAF3-A94134F6D719

Quotes:

“Ela não acha que eu seja comum. Diz que acha, mas se eu fosse comum, ela não precisaria me proteger tanto. Mamãe e papai também não me acham comum. Eles me acham extraordinário.”

48326866-8B49-46ED-94F7-3B0C27FA584D

“A mamãe fala que, àquela altura, haviam lhe falado tudo sobre mim. Ela já tinha se preparado para me ver. Mas diz que, quando olhou para o meu rosto minúsculo e deformado pela primeira vez, só o que notou foi como meus olhos eram bonitos.”

 

9E710BD3-2BAF-44A7-BB5A-3ABC486CB92C
Outros títulos

“ Você é lindo, não importa o que digam
Palavras não podem derrubá-lo
Você é lindo de todas as formas
Sim, palavras não podem derrubá-lo – Christina Aguilera, “Beautiful”

12198130-1A5A-460B-B0A3-F8FFC95EA48D
Autora com a família

 

“… não é tudo um acaso, se fosse, o universo nos abandonaria à própria sorte. E o universo não faz isso. Ele cuida de suas criações mais frágeis de formas que não vemos. “

FD22F084-8BB7-4310-B5E4-EBB672DAD8F0
Site do livro

“ … carregamos conosco, como seres humanos, não apenas a capacidade de ser gentil, mas a opção pela gentileza.”

0DC2AF7F-64EF-467A-940E-365B9EF620DB

“ Grande é aquele cuja força conquista mais corações pela atração do próprio coração.”

Resenha de Sylvia Tavares

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s